Missão Fioretti Meriti

Sharing is caring!

Banda Musical Fioretti Meriti

“RENASCE O SONHO”

Além de promover o acesso à música numa perspectiva de inclusão, pode-se afirmar ainda que a participação das crianças e dos adolescentes em aulas de música não deixa de ser uma forma de afastá-los do crime, das drogas e da violência, tão presentes em Meriti. A música apresenta-se, então, como um importante elemento formador de identidade e construção da cidadania onde agentes multiplicadores de cultura assumem o papel de transformadores da realidade social. Mais do que isso, a formação musical e de cidadania em proporcionar desenvolvimento pessoal e possibilidade de profissionalização. Nesse sentido, o ensino coletivo de música permite desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, interagir socialmente e atuar em colaboração mutua.

Executar um programa de educação musical que promova a formação da pessoa humana, a construção da cidadania, o desenvolvimento de habilidades socioeducativas, o resgate de valores culturais, a descoberta de talentos e a profissionalização, integrando a música ao processo interdisciplinar que possibilite a redução das diferenças e contribua com a inclusão social de crianças e adolescentes das Comunidades da nossa Paróquia.

Somos chamados à Vida Missionária Em nossa caminhada, quando falamos em missão, logo pensamos em servir além-fronteiras, em outros povos e culturas. Mas, diariamente somos desafiados aos acontecimentos e situações dos nossos jovens no nosso cotidiano.

 

“FORMAÇÃO DO SONHO”

Ressuscitando o sonho “Irmão Sol Irmã Lua” e, expondo as atuais situações e ideias do tão sonhado projeto disperso no tempo, imediatamente abraço a situação, surge o encontro com um grupo de novos sonhadores, após longas e diversas conversas, abraçaram a ideia e, chegamos à conclusão de que na Paróquia somos convidados para servir em atitude missionária, participando e promovendo as pastorais, organismos, encontros, estudos da Bíblia e leitura orante, retiros e celebrações, sempre fundamentados na Palavra de Deus e alimentados pela Eucaristia. A vivencia e convivência melhor das nossas crianças e adolescentes das Comunidades é um desafio para todos nós – religiosos e religiosas, leigos e leigas. Não importa quem, somos todos e todas agentes da missão de ajuda-los! Se podemos fazer, por que ignorar?

 

“A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos”, explica Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical, (ABEM) e diretora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Música e Educação Musical da FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes).

“O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas – os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança e o adolescente expressa emoções que não consegue expressar com palavras”, completa Sonia Regina. “A música fez bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação”.

 

SURGE A

“Missão Fioretti Meriti”

Proposta objetiva específica em oferecer, gratuitamente, ensino musical às crianças e aos adolescentes dos entornos das Comunidades Paroquial/ Entidades, a Missão Fioretti Meriti, inicia com o trabalho voluntário dos leigos da nossa Paróquia, com o serviço de apoio e professores, de teoria e instrumentos, em iniciação ao conhecimento de música a trinta e duas crianças e adolescentes, com a faixa etária de onze a dezessete anos. Sediando-se na Cidade de São João de Meriti, Estado do Rio de Janeiro, inserida na Igreja São Jorge, Paróquia São João Batista, localizada no Bairro da Vila Tiradentes, à rua Dr. José de Carvalho, nº 38, Vila Tiradentes, área incluída em um dos bolsões de pobreza existentes na cidade de São João de Meriti.

A Missão Fioretti Meriti, no trabalho da perspectiva preventiva da ação sócio educativa musical, realizada a partir dos gestos humanitários do povo de Deus, conseguiu doações de ­­­flautas doce soprano, dando iniciação ao conhecimento dos jovens na música. O sucesso foi tanto que o sonho ficou audacioso na perspectiva de formar uma “banda de música”!

Assim seguimos, na conquista de benfeitores com doações diretas de alguns instrumentos, como violões, teclados; e através de pecúnias adquirimos algumas escaletas;

Hoje, a  Missão Fioretti Meriti atende a vinte e seis jovens na esperança de formar a tão sonhada “banda de música”.

LOCALIZAÇÃO

A ASFIME está inserida na Igreja São Jorge, área incluída em um dos bolsões de pobreza existentes na cidade de São João de Meriti, localizada no Bairro da Vila Tiradentes, à Rua

HISTÓRICO

Através de ações programadas, com foco no seu Projeto, crianças e adolescentes passaram a usufruir de um espaço programado musical, propulsor de vivências focadas na cidadania, construído no interior de um movimento sócio-histórico-cultural de transformação da educação. Partindo da Leitura do Mundo, a proposta fundamenta-se no protagonismo de seus participantes no aprendizado e desenvolvimento musical artístico.

  

MISSÃO

A infância e adolescência das comunidades empobrecidas retratam a ausência de compromisso com a cidadania, culminando no desamparo e no descumprimento das políticas públicas previstas na Constituição Federal Brasileira e reafirmadas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A evasão escolar confirma tal situação, agravada pelos condicionamentos sociais e pela distância que a escola interpõe entre ela própria e a realidade dos educandos, sem considerá-los historicamente, desvalorizando o saber próprio da cultura musical popular. Nesta realidade, as crianças e adolescentes não têm afiançadas suas necessidades básicas.

Para romper com esta perversa realidade, é preciso oferecer um espaço sócio educativo que aponte para uma sociedade de paz e harmonia, o que, obviamente, passa por uma mudança no processo de educação que precisa trazer, na sua essência, o desejo e a ação capazes de contribuir com a construção desse novo mundo. Nossa intenção é de uma proposta sócio educativa musical que, expandindo a compreensão da realidade e do desenvolvimento do ser humano nos seus níveis intelectual, afetivo musical, emocional, espiritual e educacional, possa possibilitar aos seus participantes assumirem o compromisso com a ética e a responsabilidade social e planetária.

 

OBJETIVO

”Oferecer às crianças e aos adolescentes, condições para participar do processo de aprendizagem musical, cultivando valores humanos disciplinar, promovendo a participação de todos na busca do desenvolvimento do seu dom artístico, criativo, com responsabilidade no respeito aos princípios harmônicos da vida em sociedade”.

 

PÚBLICO ALVO

A ASSOCIAÇÃO FIORETTI MERITI – ASFIME, direciona suas ações e reflexões para as crianças e adolescentes, moradores dos entornos das Igrejas/ Entidades de São João de Meriti, em situação de vulnerabilidade e risco social, empobrecidos do ponto de vista socioeconômico, a quem, de modo geral, têm sido negadas as oportunidades de desenvolver o seu potencial em consequência do processo de exclusão social. A faixa etária do atendimento é abrangente às crianças e adolescentes, tendo como critério de participação estarem frequentando a escola oficial.

A maioria das crianças e adolescentes não têm outra opção salutar no período oposto ao escolar na própria comunidade, gerando insegurança quanto à proteção que lhes é garantida por direito, refletindo substancialmente nas suas condições de aprendizagem como também no que se refere a uma convivência pautada em valores sociais. Frequentando a Missão oferecido pela ASFIME podem experimentar uma nova maneira de se relacionar, sendo respeitados na sua cultura e história, num cotidiano que investe na vivência de valores humanos e no resgate da cultura musical da infância e da adolescência.

COMO ATUAMOS

A ASSOCIAÇÃO FIORETTI MERITI – ASFIME trabalha na perspectiva preventiva da ação sócio educativa musical, realizada a partir do momento em que há possibilidade de serem utilizadas outras formas de se relacionar, de atuar e de participar.

A Missão da ASSOCIAÇÃO FIORETTI MERITI – ASFIME carinhosamente denominado de “ASFIME”, é um instrumento de integração social, servindo de orientação para as práticas educativas institucionais, através do aprendizado musical.

 

“Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão.”  Arthur da Távola

 

“VAMOS EM FRENTE PLANTANDO A Missão Fioretti Meriti!

 

Paz e Bem!

Fraternalmente,

Frei Paulo R. S. Santana, OFM.

Missão Fioretti Meriti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *