Dia Mundial do Pobre 2018 – “Este pobre clama e o Senhor o escuta.”

O Dia Mundial do Pobre foi marcado por diversas atividades na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Nilópolis, no Rio de Janeiro. Pessoas de diversas idades, mas com o mesmo objetivo, se reuniram para realização de um dia inteiro de trabalho e conscientização nesta data tão importante que faz parte de nosso calendário.

Antes mesmo do início das atividades, pessoas já aguardavam para entrar no pátio da Paróquia, às 10h os portões foram abertos e os organizadores saudaram os atendidos com uma mensagem de boas-vindas, começava então um grande dia de trabalho.

Logo na entrada os voluntários convidavam os assistidos para o banho, além de receberem uma toalha, foi distribuído um kit de higiene pessoal para cada um. Outros servições de higiene e beleza também foram realizados, corte de cabelo, sobrancelha, manicure, massagem, e também serviços de saúde, verificação de pressão arterial e glicose. Os assistidos também puderam escolher peças de roupa e calçados que foram doados. No período da manhã, além do café, foram servidos lanches o tempo todo, por volta de 12:30h os assistidos almoçaram e no período da tarde lancharam novamente. Para alegrar as crianças os organizadores disponibilizaram uma mesa de pebolim, cama elástica, piscina de bolinha, além de um espaço para pintura com tinta em cartolina, no final do dia diversos brinquedos foram distribuídos.

O dia foi de muito trabalho, mas no rosto dos voluntários o cansaço não era visto, mas a satisfação de fazer parte dessa missão grandiosa.

Coisas que não damos importância, como tomar um banho de chuveiro… fez a alegria de muitos adultos e crianças. Ouvi de várias mulheres: “como é bom tomar banho de chuveiro”, e a felicidade das crianças: “é cheroso, né mãe?”… Algumas mulheres tomavam banho e não se secavam para não molhar a toalha nova. Como fiquei dentro do banheiro, organizando o banho das mulheres, ouvi muitas histórias, e me emocionei várias vezes… Só tenho que agradecer muito, muito, muito a Deus!! Emocionante!!! Deus Abençoe a todos.

Depoimento da voluntária Maria Angela da Comunidade Santo Antônio

Para finalizar, alunas de uma ONG do município vizinho realizaram uma apresentação de balé, arrancando aplausos de todos que assistiam.

por Vinicius Jordan

Curtam as fotos de nossa galeria.